Como fazer o Network Manager aparecer no Painel de Lubuntu 14.04

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Nem tudo é perfeito, por isso, já apareceu um pequeno bug que impede a exibição do Network Manager no Painel do Lubuntu 14.04. Se você usa o sistema, não espere até sair a correção, veja aqui como consertar isso.

Na verdade, o problema do Lubuntu é que o ícone do Network Manager “pode” não aparecer por padrão para alguns usuários.” [referência: edivaldobrito.com.br]

O artigo “Como fazer o Network Manager aparecer no Painel de Lubuntu 14.04” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

Os projetos open source mais interessantes que o Google está patrocinando no GSoC 2014

É primavera no hemisfério norte, e o Google já anunciou a lista dos projetos de estudantes que foram aceitos na edição deste ano, que marca o 10º aniversário do Google Summer of Code.

A lista é enorme e integralmente interessante, mas me chamaram especialmente a atenção os da lista a seguir, que está na ordem em que os projetos figuram na lista original. Qual você prefere?

  • Suporte ao MusicBrainz no EasyTAG
  • Port da LibUSB para o Haiku
  • Completar a compilação da biblioteca de pacotes do Debian com o Clang
  • Portar o FreeBSD para rodar no emulador do Android
  • Uma ferramenta de walkie-talkie protegida por critptografia e usando NFC
  • Acessibilidade com foco em músicos cegos
  • Melhorias nos recursos de análise estática do Clang para uso no kernel Linux
  • Um app de celular para prevenção da Malária
  • Port dos KDE Games para o KDE Frameworks 5
  • Filtro de importação do PageMaker para o LibreOffice
  • Suporte a IPP sobre USB no Linux
  • App iOS para medicamentos contra malária
  • Firewall de alta velocidade no FreeBSD convertendo regras do IPFW/PF para C
  • Melhorias na interface com o usuário de ferramenta open source para gestão de eventos
  • Desenvolver substitutos para os utilitários do systemd no FreeBSD
  • Melhorias nos tipos de Questions do Moodle
  • Integração do Clang no KDevelop
  • Suporte a Markdown no Bugzilla
  • Integrar o Debian com o Android
  • Carregador de boot do Haiku em computadores com UEFI
  • Personalizador de menus para o WordPress
  • Estimativa de áreas inundadas (OSGeo)
  • Detecção de pedestres rápida via visão computadorizada
  • Prevenção de suicídios via monitoramento em redes sociais

(via www.phoronix.com - “[Phoronix] Google Is Financing A Lot Of Great Open-Source Work This Summer”)

O artigo “Os projetos open source mais interessantes que o Google está patrocinando no GSoC 2014” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

QEMU 2.0.0

Saiu o QEMU 2, emulador e virtualizador, e a nova versão tem suporte ao KVM na arquitetura AArch64, suporte a quase todas as instruções de 64 bits AARMV8 (as exceções são as instruções opcionais), suporte ao cubieboard A10, melhor desempenho de ponto flutuante ao rodar o Windows como guest, novas interfaces para gerenciamento da CPU, e mais. (via lwn.net - “QEMU 2.0.0 released [LWN.net]”)

O artigo “QEMU 2.0.0” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

Vaga de Cloud Engineer na Chaordic, em Florianópolis

Enviado por Chaordic - Florianópolis/SC (cintiaΘchaordic·com·br):

“So, you are looking for something cool to work with! Well… we better talk! We have an opening for a Cloud Engineer position here at Chaordic that might be of your interest. We are using the cloud and open source technologies to build some bleeding edge systems and perhaps you can help us. Check out the link bellow to know more about this position.” [referência: ]

O artigo “Vaga de Cloud Engineer na Chaordic, em Florianópolis” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

Quer rodar o Linux no seu microcontrolador de 8 bits? Você pode, mas não se anime

Enviado por Everpi (everpiΘtsar·in):

“Fazer o Linux rodar em uma CPU para qual ele tem suporte é fácil, mas e em um microcontrolador de 8 bits? É possível de certa forma e já o fizeram.

Dmitry Grinberg de origem russa, começou a aprender a programar em C aos 6 anos, se mudou para os estados unidos e após os estudos passou por empresas como Google e VMWare.

O seu feito envolve a criação própria de um emulador para a arquitetura arm, que é a arquitetura da imagem do Linux usado.” [referência: blog.everpi.net]

O artigo “Quer rodar o Linux no seu microcontrolador de 8 bits? Você pode, mas não se anime” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

Gearbox pensa em portar o jogo Borderlands 2 para Linux

Enviado por Erik Chendo (qrcyenΘgmail·com):

“Randy Pitchford está considerando portar Borderlands 2 para ‪Linux. O presidente da Gearbox Software twittou esses dias essa mensagem [twitter.com/…]” [referência: ]

O artigo “Gearbox pensa em portar o jogo Borderlands 2 para Linux” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

Debian irá manter a versão 6.0 Squeeze como uma versão LTS

Enviado por zeuslinux (zeuslinuxΘyahoo·com):

“O suporte de segurança regular para o Debian 6.0 “Squeeze” foi definido para terminar no próximo mês, mas agora os desenvolvedores do Debian decidiram fornecer suporte de segurança para esta versão lançada em 2011 até fevereiro de 2016 - marcando cinco anos desde o lançamento original do Debian 6.0.

Esta é a primeira vez que o Debian decidiu fazer uma liberação de Suporte de Longo Prazo para a manutenção de uma versão por meia década com correções de segurança. Comparado ao suporte normal, no entanto, esta “Squeeze LTS” apenas vai suportar as arquiteturas i386 e amd64 e haverá alguns pacotes (como alguns navegadores) que não receberão o tratamento de suporte de cinco anos.

O projeto Debian irá avaliar como o Squeeze-LTS funcionará e decidirão, quando chegar a hora, se fornecerão também atualizações de segurança para as versões 7.0 e 8.0 Wheezy Jessie por um período de cinco anos.” [referência: phoronix.com]

O artigo “Debian irá manter a versão 6.0 Squeeze como uma versão LTS” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

Instale CODECs, Java e suporte a reprodução de DVD criptografado no Ubuntu 14.04

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Com a chegada do Ubuntu 14.04, é hora de fazer aqueles “pequenos” ajustes no sistema. Fique de olho no blog e acompanhe as outras dicas que virão nos próximos dias.

Nessa primeira dica, será mostrado como instalar codecs, Java e o suporte a reprodução de DVD encriptado. São três coisas bem básicas, mas que por questões jurídicas, não vêm prontas no Ubuntu.” [referência: edivaldobrito.com.br]

O artigo “Instale CODECs, Java e suporte a reprodução de DVD criptografado no Ubuntu 14.04” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

Como ativar a hibernação no Ubuntu 14.04

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“No Ubuntu 14.04, a hibernação vem desabilitada por padrão, mas felizmente, existe um modo de ativá-la. Veja aqui como fazer isso.

Normalmente quando o computador hiberna, todos os seus aplicativos e documentos são salvos e o computador desliga completamente, mas quando você liga o computador novamente, os aplicativos e documentos ainda serão abertos como estavam. Se isso não ocorre, você pode perder muita coisa. Este tutorial irá mostrar como ativar o recurso de hibernação no Ubuntu 14.04 Trusty Tahr, para que você possa trabalhar mais tranquilamente.” [referência: edivaldobrito.com.br]

O artigo “Como ativar a hibernação no Ubuntu 14.04” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

Como resetar o Unity e o Compiz do Ubuntu 14.04 para deixá-los com as configurações originais

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Se você mexeu demais nas configurações do Unity e do Compiz, veja aqui como fazer para resetar as configurações de ambos e deixá-los com as configurações originais.

É comum mexermos demais nas configurações de interface, afinal, elas estão lá para isso mesmo. Mas se por algum motivo isso chegou a um ponto de causar alguns problemas de utilização, este rápido tutorial irá mostrar como fazer o reset das definições do Unity e Compiz do seu desktop no Ubuntu 14.04 Trusty Tahr.” [referência: edivaldobrito.com.br]

O artigo “Como resetar o Unity e o Compiz do Ubuntu 14.04 para deixá-los com as configurações originais” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

Não é mais teoria: já se conhece um caso de servidor OpenVPN comprometido via bug Heartbleed

De uma tacada só, os atacantes usaram o Heartbleed para dar a volta tanto no sistema de autenticação de múltiplos fatores e no sistema de verificação que buscava garantir que os clientes da sua VPN pertenciam à empresa e estavam rodando determinados sistemas de segurança.

Embora só na quinta-feira tenha circulado amplamente a informação sobre a infame vulnerabilidade no OpenSSL também afetar o OpenVPN, o ataque bem-sucedido ao concentrador de VPNs de uma corporação de grande porte que foi divulgado ontem iniciou há quase 2 semanas, já no dia 8 – um dia depois da divulgação da existência do próprio bug Heartbleed, inicialmente associado a um risco contra servidores web (https).

Não foi divulgada qual a empresa afetada, só que ela é de grande porte e conta com meios avançados de detecção de ataques – mas eles não foram suficientes para evitar que este ataque em particular se consumasse. Seus logs indicam que apenas 17.000 tentativas de leitura de memória por meio do bug foram necessárias.

Ao contrário do que ocorre com servidores web, este ataque bem-sucedido a um servidor OpenVPN não tentou obter senhas ou outras informações pessoais dos usuários, mas sim ter acesso a tokens confirmando a autenticação bem-sucedida de sessões existentes – e aí os atacantes usaram esses tokens para sequestrar as conexões dos usuários legítimos, usando-as.

Como o primeiro caso conhecido ocorreu no dia 8, é possível que o seu procedimento de segurança exija que você faça revisão dos logs dos seus próprios servidores OpenVPN. Se for o caso, os responsáveis pela identificação da invasão acima sugerem que você pesquise por situações em que mais de um IP usou a mesma sessão VPN paralelamente – meras mudanças de IP ao longo da sessão são comum em casos legítimos, mas o uso simultâneo por 2 IPs é um forte indício de que havia algo estranho – como um sequestro de sessão – em andamento. Feliz Páscoa! (via arstechnica.com - “Heartbleed maliciously exploited to hack network with multifactor authentication | Ars Technica”)

O artigo “Não é mais teoria: já se conhece um caso de servidor OpenVPN comprometido via bug Heartbleed” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

Heartbleed: OpenVPN também (está|pode ser) comprometido pela falha

Um pesquisador divulgou ter conseguido, usando a mesma falha Heartbleed anteriormente explorada em servidores web, extrair repetidamente a chave privada de um servidor OpenVPN, e até mesmo criar outro servidor que conseguia se passar pelo servidor original.

Existem vários produtos baseados no OpenVPN, e alguns deles estão em mais risco do que outros, porque incluem até mesmo a sua própria cópia dos fontes do OpenSSL, o software no qual o bug Heartbleed reside, e assim permanecem com o bug mesmo após upgrades do próprio OpenSSL.

Nos demais, o risco está associado a não ter havido o upgrade do OpenSSL que, agora sabemos na prática, precisa ser feito mesmo se não há um servidor web usando-o.

Como o OpenVPN é popular até mesmo em dispositivos embarcados que ficam esquecidos pelos cantos e não oferecem acesso web (https) em suas interfaces expostas, como roteadores da classe SOHO, a questão das chaves privadas poderem ser obtidas por meio dele me parece algo que vai ter que gerar nova onda de preocupação entre os profissionais do ramo, e até em quem não tem um servidor de VPN mas usa clientes VPN para acessar servidores que possam estar comprometidos. (via www.macobserver.com - “Heartbleed Update: OpenVPN isn't Safe, Either - The Mac Observer”)

O artigo “Heartbleed: OpenVPN também (está|pode ser) comprometido pela falha” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

Download Ubuntu 14.04

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Saiu o tão aguardado Ubuntu 14.04. Se você estava na expectiva, é hora de baixar o Ubuntu em sua nova versão.

Seguindo o cronograma de lançamento do Ubuntu 14.04 LTS, a versão final do Ubuntu 14.04 já está disponível para download. Se você quiser instalar o sistema, baixe a imagem ISO ou comece a atualizar seus sistemas.” [referência: edivaldobrito.com.br]

O artigo “Download Ubuntu 14.04” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

Como consertar um sistema Ubuntu que não inicializa por causa de atualizações quebradas

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Nada pior do que um sistema que inicia por causa de atualizações quebradas. Para resolver o problema, veja aqui como usar um Ubuntu Live CD e alguns comandos.

Se o seu sistema Ubuntu não inicializa por causa de algumas atualizações quebrados e o bug foi corrigido nos repositórios, você pode usar um Ubuntu Live CD e chroot para atualizar o sistema e corrigi-lo.” [referência: edivaldobrito.com.br]

O artigo “Como consertar um sistema Ubuntu que não inicializa por causa de atualizações quebradas” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

Configurando joystick do XBox 360 (e compatíveis) no Ubuntu 14.04

Enviado por Rael Gugelmin Cunha (rael·gcΘgmail·com):

“O Ubuntu 14.04 vem com a última versão do xboxdrv, um driver que permite que joysticks do Xbox360 e compatíveis (como alguns da Logitech) funcionem no sistema.

Porém, o pacote incluído no sistema (xboxdrv) apenas instala o driver, sem iniciá-lo automaticamente, dependendo então do usuário criar configurações adicionais (ou rodar manualmente o driver pra cada novo joystick adicionado).

Em vista disso, criei um pacote que além de instalar o xboxdrv, cria um daemon com início automático e adiciona um item “Joysticks” no System Settings do Ubuntu.

Confira aqui como instalar.” [referência: raelcunha.com]

O artigo “Configurando joystick do XBox 360 (e compatíveis) no Ubuntu 14.04” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

Heartbleed afeta cerca de 50 milhões de dispositivos Android

Se você usa um aparelho com a versão 4.1.1 (Jelly Bean) do Android, fique atento às próximas atualizações que o seu fabricante deve disponibilizar rapidamente!

Via idgnow.com.br:

Pelo menos 50 milhões de smartphones Android podem ser explorados por conta de uma versão do bug Heartbleed - 4 milhões deles só nos Estados Unidos e os outros no restante do mundo, de acordo com o jornal inglês The Guardian.

A estimativa do número de dispositivos vulneráveis ​​Android no mundo foi feita à pedido do The Guardian pela rede de anúncios Chitika para o tráfego de rede dos EUA, no período de 7 a 13 de abril.

(…) Os dispositivos podem ser explorados pelo hack chamado de “reverse Heartbleed”, que é quando um servidor malicioso tem a capacidade de explorar a falha OpenSSL para roubar dados dos browsers dos smartphones, como senhas e logins. E sim, o problema atinge apenas usuários Android, de acordo com a reportagem do The Guardian, porque tanto a Apple quanto a Microsoft não utilizam a versão afetada do OpenSSL em seus respectivos dispositivos.

O artigo “Heartbleed afeta cerca de 50 milhões de dispositivos Android” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

Sorteio de uma camisa entre os alunos do Curso On Line E-mail com Zimbra - Turma Confirmada

Enviado por Bruna Goualrt (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“Entre os dias 22/04/2014 e 28/04/2014, das 19h às 21h, vai acontecer o curso de E-mail com Zimbra on line.

Os participantes deste curso irão concorrer ao sorteio de uma camisa da Escola Linux!

Não perca esta oportunidade e inscreva-se logo em nossa página: [escolalinux.com.br/…]

Maiores informações acesse: [escolalinux.com.br/…]” [referência: ]

O artigo “Sorteio de uma camisa entre os alunos do Curso On Line E-mail com Zimbra - Turma Confirmada” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

Montando o ambiente para desenvolvimento de aplicações Qt Embedded para a Beaglebone Black

Enviado por Diego Sueiro (diego·suiroΘembarcados·com·br):

“Veremos como gerar e configurar as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de aplicações Qt Embedded que serão executadas no nosso target, a Beaglebone Black. Basicamente precisaremos de uma toolchain contendo os utilitários e bibliotecas para podermos “cross-compilar” as aplicações desenvolvidas através da IDE Qt Creator.” [referência: embarcados.com.br]

O artigo “Montando o ambiente para desenvolvimento de aplicações Qt Embedded para a Beaglebone Black” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

Adicione um menu global Unity para aplicações Java Swing com JAyatana

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Se você usar aplicações Java Swing no Ubuntu, deve ter percebido que elas não possuem um menu global como os programas nativos do sistema. Para resolver essa pequena diferença de interface, você deve instalar o JAyatana.

Java Swing Ayatana é um projeto que traz Ubuntu menus global (AppMenu) e uma função parecida com o Dash, para aplicações Java Swing. Usando isso, você terá um Unity AppMenu e acesso a pesquisa de comandos para aplicações como: NetBeans IDE, IntelliJ IDEA, Android Studio, jDownloader e assim por diante.” [referência: edivaldobrito.com.br]

O artigo “Adicione um menu global Unity para aplicações Java Swing com JAyatana” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original

II Encontro de Software Livre do Nordeste

Enviado por Klaibson Ribeiro (klaibsonΘgmail·com):

“O CONSOLINE é um evento gratuito constituído junto com a comunidade Pernambucana para divulgar, debater e fomentar o Software Livre no estado.

Inovação Tecnológica, empreendedorismo com Software Livre e colaboração mundial estarão presentes durante a 15º Edição do Congresso de Software Livre no Nordeste (Consoline) que irá acontecer na Faculdade dos Guararapes. Palestrantes renomados como: Rafael Peregrino, da Linux Magazine, Klaibson Ribeiro, do LibreOffice, Marcel Ribeiro, do projeto Fedora, Yelken Ferreira, do Firefox, entre outros ícones nacionais do Software Livre já estão confirmados. Panfleto-FG A programação inicia às 8h30, com o FliSol, Festival Latino-Americano de Instalação e Configuração de Software Livre, e a partir das 13h, começa a programação do Consoline com minicursos, oficinas e palestras com diversos temas como Empreendedorismo, LPI, Python, PHP, Linux, Hackers e Segurança, Java, Arduino, Computação em Nuvens, entre outros temas interessantes.

O CONSOLINE vem preencher uma lacuna de eventos de Software Livre na região Nordeste, se consolidando como um dos maiores eventos do segmento no país. As inscrições podem ser feitas online pelo sitewww.softwarelivrene.org onde também está disponível a programação completa, com a relação de todos os palestrantes.

Não perca esta oportunidade, participe do Consoline 2014, você é o nosso convidado de honra!

Serviço: O quê: Congresso de Software Livre do NE e Flisol 2014 Quando: 26/04/2014 Horário: 8h30 às 17h30 Local: Faculdade dos Guararapes Inscrições: www.softwarelivrene.org Informações: (81) 3223-8348” [referência: fuctura.com.br]

O artigo “II Encontro de Software Livre do Nordeste” foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.

Post Original